Geminação Rotary Club de Vila do Conde e Rotary Club de Ferrol
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Vila do Conde e Rotary Club de Ferrol ratificam geminação e anunciam Prémio Amizade

No dia 31 de agosto, na cidade espanhola de Ferrol, foi formalmente ratificado o acordo de geminação entre o Rotary Club de Vila do Conde, com 27 membros e fundado em 1981, e o Rotary Club de Ferrol, com 23 membros e fundado em 1994, num evento que contou com a presença de António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970.

A cerimónia contou com a presença de António Simões Pinto (à direita na imagem), Governador do Distrito 1970. À esquerda na imagem, Tiago Cardoso da Silva, Presidente do Rotary Club de Vila do Conde, e ao centro, Alejandro Langtry Caínzos, Presidente do Rotary Club de Ferrol.

No âmbito deste acordo, os dois clubes anunciaram a criação do Prémio Amizade, que distinguirá anualmente trabalhos de conclusão de segundo ciclo do ensino superior realizados em universidades portuguesas e galegas. Este prémio, no valor de 1500 euros, será financiado em partes iguais pelos dois clubes e será atribuído alternadamente em Vila do Conde e Ferrol, como símbolo do reforço das relações transfronteiriças.

O Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, destacou a celebração deste acordo: “Sou um grande defensor de todo o trabalho que se possa fazer em prol da consciencialização acerca da internacionalidade de Rotary”, disse, tendo felicitado os clubes pela geminação, pela criação do Prémio Amizade, e pelo seu contributo para o fortalecimento das relações entre as duas cidades como fomento da internacionalidade do Movimento Rotário.

António Simões Pinto felicitou os clubes pela geminação, pela criação do Prémio Amizade, e pelo seu contributo para o fortalecimento das relações entre as duas cidades como fomento da internacionalidade do Movimento Rotário.

A cerimónia de assinatura do documento de ratificação decorreu no Parador de Turismo de Ferrol, com a presença dos Presidentes dos dois clubes, Tiago Cardoso da Silva, do Rotary Club de Vila do Conde, e Alejandro Langtry Caínzos, do Rotary Club de Ferrol. Rafael Llano de la Concha, Presidente da Secção Espanhola da Comissão Inter-Países (CIP) Portugal-Espanha, também esteve presente na cerimónia.

Segundo Tiago Cardoso da Silva, a geminação ocorre num contexto cultural e histórico especial, ao coincidir com as Festas de S. Ramon, em Ferrol, e com o encerramento das comemorações dos 50 anos da geminação entre as duas cidades. Como parte das festividades, foi inaugurada em Ferrol a Praça das Rendilheiras de Vila do Conde, uma homenagem à entidade associativa vila-condense que, juntamente com o Real Coro Toxos e Froles, daquela cidade galega, tem promovido o intercâmbio cultural entre as duas comunidades desde os anos 1930.

Inaugugaração da Praça das Rendilheiras de Vila do Conde, uma homenagem à entidade associativa vila-condense que, juntamente com o Real Coro Toxos e Froles, daquela cidade galega, tem promovido o intercâmbio cultural entre as duas comunidades desde os anos 1930.

Estiveram igualmente presentes Vítor Moreira Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Javier Diaz Mosquera, Teniente de Alcalde do Concello de Ferrol, e Ana Isabel Pernas, Vice-Reitora da Universidade da Corunha.

Com a assinatura deste acordo e a criação do Prémio Amizade, os Rotary Clubs de Vila do Conde e Ferrol reiteram o seu compromisso com os valores de Dar de Si Antes de Pensar em Si, e promovem a cooperação internacional e a educação como forma de construir um futuro melhor para ambas as cidades. Com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, o Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.