António Leuschner
Rotary Portugal D1970

Psiquiatra António Leuschner falou sobre a Importância da Saúde Mental no Trabalho

No passado dia 10 de outubro, a sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no Porto, acolheu a conferência A Importância da Saúde Mental no Trabalho. Organizado pela Comissão Distrital dos Serviços à Comunidade do Distrito 1970, em parceria com o Rotary Club Porto Douro, o evento marcou a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que este ano tem como tema “É tempo de dar prioridade à saúde mental no local de trabalho”.

O psiquiatra António Leuschner foi o orador convidado desta sessão, que contou com moderação de Alberto Rocha, psicólogo e presidente da Comissão de Projetos Humanitários do Rotary Club Porto Douro. A sessão foi acompanhada presencialmente por vários membros da comunidade, bem como rotários de todo o Distrito 1970. Foi igualmente transmitida online via Zoom, o que permitiu uma ampla participação, incluindo a presença de representantes de clubes do Distrito 1960.

Durante a sua intervenção, António Leuschner abordou o impacto do ambiente de trabalho na saúde mental, tendo sublinhado que um emprego nem sempre é sinonimo de felicidade. Refletiu ainda sobre as profundas consequências da pandemia na saúde mental da população, que exacerbou muitos dos desafios já existentes no local de trabalho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como Saúde Mental “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias competências, recuperar-se das tensões rotineiras, ser produtivo e contribuir para a sua comunidade”. No entanto, a precariedade laboral, as más relações no ambiente de trabalho e o excesso de carga laboral foram identificados por António Leuschner como fatores que podem comprometer esse equilíbrio.

A sessão incluiu uma troca de ideias, durante a qual os participantes, tanto presencialmente como virtualmente, interagiram com o orador. Este diálogo entre António Leuschner e a audiência refletiu as preocupações dos profissionais presentes, tendo sido destacada a necessidade de as empresas promoverem ambientes de trabalho mais saudáveis e de combaterem o estigma ainda associado às doenças mentais.

O Dia Mundial da Saúde Mental, que este ano tem como lema É tempo de dar prioridade à saúde mental no local de trabalho, é assinalado anualmente a 10 de outubro, e foi criado em 1992 pela Federação Mundial para a Saúde Mental (World Federation for Mental Health) com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental. Conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde.

A Comissão Distrital de Serviços à Comunidade é presidida este ano rotário por Regina Vieira, do Rotary Club Porto Foz, e tem como objetivo motivar e colaborar com os clubes na criação de projetos que tratam de necessidades comunitárias. Para tal, presta auxílio na promoção de contactos entre os clubes e líderes ou organizações locais, e ainda com as comissões distritais e grupos rotários focados na prestação de serviços. Através da promoção dos Serviços Profissionais, incentiva os membros a usarem os seus talentos e competências profissionais no planeamento e execução de ações sociais, bem como na divulgação de projetos bem-sucedidos.

O Rotary Club Porto Douro, atualmente com 26 membros, foi fundado em 1975 e faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.

Imagem: PÚBLICO