Stephanie Urchick
Rotary International

Mensagem mensal da Presidente do Rotary International – agosto 2024

Stephanie Urchick

Presidente, 2024-25

Agosto de 2024

Se realmente quisermos mudar o mundo com a Magia do Rotary, cabe-nos a todos nós promovermos um sentido de pertença nos nossos clubes. No entanto, cada clube deve seguir o seu próprio caminho para alcançar esse objetivo, e o Plano de Ação pode ajudar-vos encontrar a forma de lá chegar. Como é que isso se traduz na prática?

Vejamos, por exemplo, o Rotary Club de Beveren-Waas, na Bélgica. Fundado em 1974, este clube evoluiu com o tempo, tendo criado tanto um plano estratégico como um plano de desenvolvimento do quadro associativo. De forma a encontrar novos membros e ajudar no processo de procura, o clube faz uma análise de quais são as profissões presentes na cidade, e a todos os novos membros são rapidamente atribuídas tarefas e funções.

O clube também varia os horários das reuniões, ao alternar entre sessões à noite e à tarde, tornando-as assim acessíveis para todos os membros.

Por vezes, as circunstâncias forçam os clubes a fazer mudanças. Mas, como Pessoas de Ação, sabemos que depois de cada obstáculo surge uma oportunidade.

O Rotary Club de Holyoke, em Massachusetts, viu-se obrigado a abandonar o seu local de reunião, devido ao aumento dos custos após a pandemia de COVID-19, mas esta contrariedade foi transformada pelos membros numa vantagem. O clube passou a reunir-se na sala comunitária de uma biblioteca de forma gratuita, e as refeições começaram a ser entregues por um restaurante económico nas redondezas, ao custo de 10 dólares por pessoa. Como o almoço é opcional, os membros não necessitam de gastar dinheiro para participar numa reunião. Que excelente forma de trabalhar para se ser “justo para todos os interessados”.

Desde que fez esta mudança, o clube de Holyoke admitiu 13 novos membros. Suspeito que parte do seu crescimento se deva ao sentido de inclusão do clube — o primeiro passo para a pertença.

Se questionar os membros acerca do que esperam do clube onde estão, é possível que descubra que este não corresponda às expectativas. Pense nisso como uma oportunidade para reformular o seu clube de formas entusiasmantes, uma vez que modelos alternativos de clubes estão a ter um impacto positivo.

Por exemplo, um grupo de companheirismo chamado Beers Rotarians Enjoy Worldwide, ou BREW, tem trabalhado em estreita colaboração com o Grupo Rotary em Ação pela Água, Saneamento e Higiene para colaborar em projetos de água potável. Durante os últimos oito anos, a BREW canalizou 25 por cento das suas quotas para essas iniciativas.

A BREW é um dos muitos exemplos que mostram como o sentido de pertença dos membros é um veículo para melhorar o mundo.

Não consigo enfatizar suficientemente a importância da pertença. Os clubes tornam-se simplesmente irresistíveis quando todos os membros sentem que estão exatamente onde precisam de estar. Para mim, a pertença é a faísca que acende a Magia do Rotary.

À medida que vai percebendo qual a aceitação dos membros do clube e da comunidade que serve, encorajo-o a procurar essa faísca. O Plano de Ação pode ajudar a encontrar o caminho para o sucesso, e se iluminar o seu caminho com o espírito de pertença, esse caminho conduzirá a um futuro brilhante para o seu clube, a sua comunidade e o mundo.

Traduzido de: Rotary International, Presidential message, August 2024