Helga e David
Rotary Portugal D1970

História de amor dá origem a geminação entre clubes rotários

Helga e David conheceram-se durante a Segunda Guerra Mundial, e a sua história de amor viria a dar origem à geminação, a 26 de junho, entre o Rotary Club de Coimbra-Olivais e o Rotary Club de Youngstown, Ohio, nos Estados Unidos.

Uma história de amor

Helga de Agostini era uma jovem italiana, que, após licenciar-se em Ciências na Universidade de Nápoles, decidiu matricular-se em Medicina. No entanto, após a invasão do seu país pelas tropas da Alemanha nazi, foi feita prisioneira e os seus estudos foram abruptamente interrompidos.

Após ser libertada pelas forças aliadas, que entraram na Itália em finais de 1943, viria a conhecer o tenente-coronel David Ives, um oficial da Força Aérea norte-americana. Apaixonaram-se, e viriam a casar em Foggia dois anos mais tarde, no dia em que Helga completou 24 anos.

Após a guerra, o casal fixou residência em Youngstown, Ohio, nos Estados Unidos, onde David viria a tornar-se professor de Estudos Clássicos na universidade local, enquanto Helga asseguraria a retaguarda familiar, ao cuidar do filho – que, entretanto, viria a morrer jovem. Helga dedicou-se igualmente a atividades de voluntariado.

Um legado às crianças e jovens dos Açores

O casal Ives desenvolveu uma forte ligação a Portugal, em particular à Ilha Terceira, nos Açores, que conhecera numa das suas frequentes viagens, ao aterrar na Base das Lages, e onde viria a criar laços duradouros com a comunidade local. Nesta ilha, fizeram amizade com o médico Constantino Coimbra, que lhes disponibilizou a residência em Coimbra e recomendou a vizinha Isolina Mesquita – atual membro do Rotary Club de Coimbra-Olivais –, como a pessoa ideal para lhes dar a conhecer o resto do país. Nasceu assim uma “grande amizade”, que viria a atravessar décadas.

David faleceu em 1991, mas Helga continuou a visitar Portugal, sem nunca ter esquecido a Ilha Terceira. Após a sua morte, em 2015, o testamento revelou que Helga reservara um legado para apoiar as crianças daquela ilha. A Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, instituição que veio a beneficiar da ajuda, investiu a dádiva de Helga na criação de um Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil.

Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Ilha Terceira, criado com o legado de Helga.

Uma geminação com projetos em comum

Esta ligação solidária entre os dois países, com origem numa história de amor, culminou na recente geminação dos clubes rotários de Coimbra-Olivais e Youngstown, a cidade escolhida pelo casal Helga e David para viver após a Guerra.
A formalização desta parceria, facilitada pela tecnologia de videoconferência, soltou amarras para novos projetos em comum: “Seguimos juntos, abraçando agora o projeto Barco Escola que, literalmente, queremos ver chegar a bom porto, transportando conhecimento, esperança e sustentabilidade!”, refere o Rotary Club de Coimbra-Olivais nas suas redes sociais.

A cerimónia de geminação foi um evento de celebração e reforço dos laços entre os dois clubes, e contou com a presença de representantes dos dois países, como o ex-Governador do Distrito 6650, Scott Schulick, do Rotary Club de Youngstown. Este clube, que conta com 96 membros, está presente naquela cidade do estado norte-americano do Ohio há 109 anos.

O Rotary Club de Coimbra-Olivais, fundado em 1990, conta atualmente com 28 membros, e faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal.

O Rotary International é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.

A história de Helga e David foi baseada no texto de Jorge Castilho, Jornalista, membro do Rotary Club de Coimbra-Olivais, “Uma bela história de amor em tempo de guerra”.