Carta Mensal do Governador | Agosto 2023
Caros Companheiros e Caros Amigos,
“Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão” é o tema dedicado por Rotary ao mês de agosto.
Os associados dos clubes rotários são o pilar base da nossa Organização. Eles têm um papel fundamental no funcionamento e sucesso dos clubes e consequentemente da Organização.
Atualmente o quadro social de Rotary é composto por cerca de 1.400.000 associados, repartidos em 218 países e com aproximadamente 47.000 clubes.
Integram o grupo, o Rotary, o Rotaract e o Interact, estes dois últimos grupos compostos pela juventude rotária, tendo em conta a faixa etária de cada um.
Somente 25% destes 1.400.000 sócios são mulheres, uma fatia muito pequena do quadro social de Rotary.
Para que haja um aumento do nosso quadro social, os nossos clubes deverão ser atrativos, pois será esse o foco daqueles que pretendem integrar a nossa organização.
E um clube rotário só terá sucesso, se for organizado, dinâmico, motivador e onde o companheirismo reine. É sem dúvida o companheirismo o cimento que une todos os rotários e fortalece os clubes, pois só com um companheirismo forte e coeso, será possível unir esforços no sentido de se ultrapassarem dificuldades e executarem projetos em equipa e com distribuição adequada de tarefas, onde cada um contribui com o seu tempo e com a suas competências de acordo com as suas disponibilidades.
Todos nós precisamos sentir que somos parte integrante de um grupo, sentirmo-nos incluídos, úteis e bem-vindos. Ao saber acolher, saber integrar e respeitar os nossos companheiros, estaremos a contribuir ativamente para que o Rotary seja conhecido não só como uma Organização que cuida das pessoas que serve como também dos seus membros.
As reuniões semanais dos nossos clubes, onde existam propostas de projetos à comunidade motivadoras, são também fundamentais. Não existem receitas infalíveis nem reuniões perfeitas, mas podemos e devemos sempre tentar melhorá-las, pois elas são o principal ponto de contacto entre o rotário e o seu clube. Só assim iremos conseguir não só reter os nossos companheiros, mas também atrair elementos mais jovens para se juntarem a nós.
Termino reafirmando a minha forte convicção de que a força de Rotary está nos seus Clubes e a força dos Clubes está no seu Quadro Social, ou seja, em cada um de nós, enquanto associados de Rotary.
Votos de umas boas férias!
Um abraço amigo.
Saudações rotárias.
Duarte Besteiro.
Governador D1970 | 2023-2024