VOG RC Porto e RC Porto-Douro
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita Rotary Club do Porto e Rotary Club Porto-Douro

No passado dia 4 de outubro, António Simões Pinto realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club do Porto e Rotary Club Porto-Douro, naquela que foi a primeira visita do atual Governador do Distrito 1970 a dois clubes em simultâneo

António Simões Pinto sublinhou a importância desta ocasião, referindo que “no início do ano rotário, tinha sugerido a realização de Visitas Oficias do Governador conjuntas, o que foi prontamente aceite por muitos clubes”. “É uma forma muito interessante de estimular as boas relações e o trabalho conjunto entre os clubes, e esta visita foi a prova disso”, acrescentou. O Governador destacou ainda o sucesso desta iniciativa, que reforçou os laços de companheirismo e o compromisso de ambos os clubes para com a comunidade.

António Simões Pinto destacou que as Visitas Oficiais do Governador conjuntas são “uma forma muito interessante de estimular as boas relações e o trabalho conjunto entre os clubes”.

O Rotary Club Porto-Douro, fundado em 1975 e com 26 membros, tem dedicado parte do seu trabalho a apoiar a educação e o desenvolvimento dos jovens. Em parceria com os SASUP – Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, o clube atribui bolsas de estudo a alunos que, por uma pequena diferença nos rendimentos familiares, não são contemplados pelos apoios sociais. Esta é uma medida que visa colmatar potenciais injustiças e garantir igualdade de oportunidades para todos os estudantes.

Além disso, o clube atribui anualmente o Prémio Florêncio de Carvalho, em homenagem a um antigo membro do Rotary Club Porto-Douro, ao aluno finalista com melhor desempenho académico de uma das Faculdades da Universidade do Porto. Este ano, o prémio será entregue a um aluno da Faculdade de Economia.

Outro projeto de destaque, segundo sublinhou o seu Presidente Luís Bivar Ramos, é o apoio prestado à Casa de Cedofeita, o primeiro Centro de Acolhimento Temporário da CrescerSer na região Norte. Esta instituição acolhe 10 crianças e desenvolve um trabalho fundamental no apoio a menores em situações de vulnerabilidade.

O Rotary Club Porto-Douro é presidido por Luís Bivar Ramos.

Por sua vez, o Rotary Club do Porto, fundado em 1931 e com 24 membros, tem vindo a reforçar o seu quadro associativo. Exemplo disso foi a admissão de quatro novos membros durante esta Visita Oficial do Governador. O clube, que é presidido por Joaquim Branco, está também envolvido em vários projetos de âmbito internacional, que visam promover um impacto positivo nas comunidades.

O Rotary Club do Porto é presidido por Joaquim Branco.

Ambos os clubes mantêm uma relação de proximidade com as Juntas de Freguesia da cidade, com o objetivo de identificar novas oportunidades de intervenção e desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade local. Esta ligação à comunidade é visível através de iniciativas como passeios culturais pela cidade do Porto, eventos dedicados a temas de interesse geral, e colaborações com universidades e outras instituições.

Durante as reunióes com os Conselhos Diretores dos dois clubes, o Governador António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer em maior detalhe os projetos desenvolvidos, bem como os desafios enfrentados, nomeadamente no que toca ao crescimento do quadro associativo e à dinamização de novas iniciativas de serviço.

Durante a visita, foi também recordado que o Rotary Club do Porto é o “padrinho” do Rotary Club Porto-Douro, o que evidencia uma ligação histórica e um compromisso entre ambos os clubes, que se traduz em companheirismo e cooperação.

O Rotary Club do Porto admitiu quatro novos membros durante esta Visita Oficial do Governador.

A visita culminou num jantar de companheirismo, onde estiveram presentes, para além de membros de ambos os clubes, rotários de todo o Distrito 1970 e convidados. António Simões Pinto reforçou a sua confiança na capacidade de ambos os clubes para enfrentarem os desafios vindouros e criar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.

O Rotary Club Porto-Douro e o Rotary Club do Porto fazem parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.