VOG Rotary Club de Póvoa de Lanhoso
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita clube reconhecido pela comunidade de Póvoa de Lanhoso

No dia 11 de outubro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Póvoa de Lanhoso, fundado em 1996 e atualmente com 18 membros.

A visita teve início na Câmara Municipal, onde o Governador foi recebido pelo Presidente do Município, Frederico de Oliveira Castro, que se fez acompanhar pela Vice-Presidente Maria de Fátima Moreira e pelos Vereadores Paulo Jorge Gago e Alberto Ricardo Alves. Durante a receção, foi destacado o relacionamento de proximidade entre o Rotary Club de Póvoa de Lanhoso e o Município, que o Presidente do clube, Cândido Mendes, descreveu como “excelente”. Esta relação de parceria tem sido fundamental para o sucesso de diversos projetos na comunidade, com o Município a apoiar regularmente as iniciativas do clube, tanto com a cedência de instalações, como através de contribuições financeiras. Entre os projetos em destaque está a Universidade Sénior de Rotary de Póvoa de Lanhoso, que, desde a fundação em 2010, se tornou o projeto estruturante daquele clube rotário.

António Simões Pinto (segundo desde a direita, na imagem) foi recebido pelo Presidente do Município, Frederico de Oliveira Castro (ao centro). Durante a receção, foi destacado o relacionamento de proximidade entre o clube e a Autarquia.

A Universidade Sénior de Rotary de Póvoa de Lanhoso, além de promover o envelhecimento ativo e a aprendizagem ao longo da vida, tem, entre outras valências, um Grupo de Cavaquinhos que é presença assídua nas atividades promovidas pelo Município. Este grupo, reconhecido pela sua qualidade artística, atuou na sessão de companheirismo durante a visita, e proporcionou um momento cultural que reforçou os laços entre o clube e a comunidade.

António Simões Pinto pôde escutar o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rotary de Póvoa de Lanhoso, reconhecido pela sua qualidade artística.

O Governador António Simões Pinto visitou também a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), uma instituição fundada em 1996. Esta associação de relevo na região, tem sido pioneira no apoio às pessoas com deficiência visual, através de programas de reabilitação e inclusão. A visita incluiu uma entrevista à rádio da AADVDB, “Rádio União – A Nossa Voz”, um projeto inclusivo que dá voz a grupos frequentemente marginalizados. O Presidente e fundador da AADVDB, Domingos Pereira da Silva, foi admitido como membro honorário do Rotary Club de Póvoa de Lanhoso, em reconhecimento “do seu papel notável na comunidade”. A admissão teve lugar no jantar de companheirismo.

António Simões Pinto visitou a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), uma instituição fundada em 1996. Esta associação de relevo na região, tem sido pioneira no apoio às pessoas com deficiência visual, através de programas de reabilitação e inclusão.
O Presidente e fundador da AADVDB, Domingos Pereira da Silva, foi admitido como membro honorário do Rotary Club de Póvoa de Lanhoso, em reconhecimento “do seu papel notável na comunidade”.

Ainda no âmbito da Visita Oficial, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do clube, liderado pelo Presidente Cândido Mendes, para discutir os desafios e projetos futuros. Entre os principais temas abordados, destacou-se a necessidade de reposição do quadro associativo, devido à recente saída de alguns membros. O Presidente mencionou que, se o aumento do quadro associativo não for alcançado este ano, o objetivo será, pelo menos, igualar os números do ano rotário anterior. Outro desafio estratégico é a criação de um novo polo da Universidade Sénior nas freguesias do Vale do Cávado, seguindo o exemplo do polo já estabelecido nas freguesias próximas de Guimarães. Este novo polo permitirá expandir a oferta educativa e social da Universidade Sénior, garantindo o acesso a mais seniores em áreas periféricas.

Segundo Cândido Mendes, têm sido desenvolvidos projetos para reforçar o compromisso do Rotary Club de Póvoa de Lanhoso com a comunidade. Um exemplo é o projeto de criação da “Sala do Futuro” na E.B. 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, um espaço inovador e inclusivo que pretende servir todos os alunos, com especial destaque para a integração de novas tecnologias na educação. Este projeto é realizado em parceria com a Câmara Municipal, empresas locais e a própria escola.

O clube goza de uma “forte ligação às escolas” do concelho através do Interact Club de Póvoa de Lanhoso, que permite aos jovens desenvolverem competências de liderança e serviço comunitário. Além disso, o Rotary Club de Póvoa de Lanhoso procura desenvolver pelo menos um grande projeto por ano, nas áreas do ambiente, saúde ou educação, de forma a promover um impacto positivo e sustentado na comunidade lanhosense.

Cândido Mendes referiu ainda o compromisso do clube com os ideais rotários, como os contributos para a erradicação da poliomielite, e ainda os apoios continuados à Fundação Rotária Portuguesa e à The Rotary Foundation.

António Simões Pinto ofereceu a Cândido Mendes, Presidente do Rotary Club de Póvoa de Lanhoso, um azulejo artesanal com a representação de uma garça vermelha, ave emblemática da Ria de Aveiro.

O Governador António Simões Pinto destacou a existência no Rotary Club de Póvoa de Lanhoso de projetos que se têm revelado duradouros e sustentáveis, tendo incentivando o clube a prosseguir o seu serviço à comunidade.

Póvoa de Lanhoso, um concelho situado no distrito de Braga, é conhecido pelo seu rico património natural e histórico, com destaque para o Castelo de Lanhoso, de construção anterior à Nacionalidade, e que oferece uma vista privilegiada sobre o vale do rio Ave desde um maciço granítico.

O Rotary Club de Póvoa de Lanhoso faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.