VOG Rotary Club de Caminha, visita a Raiz da Terra
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto percebe importância do Rotary Club de Caminha para a comunidade durante Visita Oficial

Ontem, dia 25 de setembro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou a sua Visita Oficial ao Rotary Club de Caminha, fundado em 1992 e atualmente com 20 membros.

A visita teve início na Câmara Municipal de Caminha, onde o Governador foi recebido pelo Presidente do Município, Rui Lages, que, simultaneamente, é também ele rotário. Durante o encontro, destacou-se a relação de proximidade entre o Rotary Club de Caminha e o Município, com o Governador a perceber a importância do clube para a comunidade local. Entre os projetos mencionados estiveram a Loja Social do Rotary Club de Caminha e o projeto de reflorestação realizado no ano passado.

António Simões Pinto (segundo desde a direita, na imagem) foi recebido pelo Presidente do Município de Caminha, Rui Lages (ao centro, na imagem), também ele membro do Rotary Club de Caminha. O clube é presidido por Flamiano Martins (segundo desde a esquerda, na imagem).

Através do projeto de reflorestação, o clube, com o auxílio de centenas de voluntários, plantou perto de 2000 carvalhos em áreas ardidas no concelho de Caminha. Este projeto envolve também atividades educativas, ao incentivar a plantação de árvores e remoção de espécies invasoras pelas crianças, de forma a promover uma ligação sustentável à natureza.

A Loja Social de Caminha, promovida pelo Rotary Club de Caminha desde outubro de 2021, é uma iniciativa que responde às necessidades sociais do concelho do Alto Minho, com foco na solidariedade para os mais carenciados e na promoção da economia circular. Neste espaço, localizado nas antigas Piscinas da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, os cidadãos podem doar e levantar bens de vestuário, calçado, artigos para o lar ou brinquedos, sem qualquer custo, contribuindo assim para o apoio aos mais vulneráveis.

A Loja Social de Caminha, promovida pelo Rotary Club de Caminha desde outubro de 2021, é uma iniciativa que responde às necessidades sociais daquele concelho do Alto Minho. O espaço funciona nas instalações das antigas Piscinas da Santa Casa da Misericórdia de Caminha.

Após a receção na Câmara Municipal, o Governador António Simões Pinto visitou a empresa Raiz da Terra, dedicada à produção de planta jovem ornamental para profissionais. Segundo o Presidente do Rotary Club de Caminha, Flamiano Martins, a escolha desta empresa prendeu-se com as suas boas práticas sustentáveis, e pelo facto de ter sido a fornecedora dos rebentos de carvalho utilizados no projeto de reflorestação levado a cabo no concelho raiano. A Raiz da Terra tem como missão criar valor económico, social e ambiental, mantendo-se fiel ao compromisso de inovação e sustentabilidade.

VOG Rotary Club de Caminha, visita a Raiz da Terra
António Simões Pinto visitou a empresa Raiz da Terra, dedicada à produção de planta jovem ornamental para profissionais. A escolha desta empresa prendeu-se com as suas boas práticas sustentáveis, e pelo facto de ter sido a fornecedora dos rebentos de carvalho utilizados no projeto de reflorestação levado a cabo no concelho pelo Rotary Club de Caminha.

Posteriormente, o Governador reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Caminha, onde foram abordados os desafios e projetos em curso no clube rotário minhoto.

Ainda durante a Visita Oficial de António Simões Pinto, o Rotary Club de Caminha entregou prémios de mérito escolar a alunos do concelho e um donativo à Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, angariado na Feira Medieval de Caminha pelas esposas dos seus membros. Houve ainda uma homenagem a Maria Esteves, Diretora do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, pelo seu compromisso e dedicação ao ensino ao longo de mais de três décadas.

O Rotary Club de Caminha faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.