“Água para o Futuro” leva saneamento e esperança a uma escola na Guiné-Bissau
O Rotary Club da Guarda, em colaboração com a Comissão Interpaíses (CIP) Portugal – África Ocidental Lusófona, está a promover o projeto “Água para o Futuro”, uma iniciativa que visa levar água potável e condições de saneamento à Escola 14 de Novembro, localizada no isolado Ilhéu do Rei, na Guiné-Bissau.
Esta ação surge para responder a uma necessidade urgente de uma comunidade com cerca de 400 habitantes, onde as crianças e jovens enfrentam dificuldades diárias para terem acesso a serviços básicos de higiene e saúde.
A Escola 14 de Novembro, que acolhe 83 alunos do ensino primário, foi recentemente equipada com novas instalações sanitárias, no entanto ainda existe necessidade de um sistema que bombeie água para as mesmas. A ausência de água potável tem efeitos significativos nas condições de saúde e de higiene dos estudantes e professores, numa região onde as famílias têm recursos limitados e o acesso a necessidades essenciais encontra inúmeros obstáculos.
Para além das dificuldades no acesso a saneamento, a população do Ilhéu do Rei vive isolada, dependendo de uma travessia em piroga para alcançar o setor autónomo de Bissau. Este projeto representa uma intervenção fundamental para melhorar a qualidade de vida e oferecer condições dignas aos alunos.
Como Contribuir para o Projeto “Água para o Futuro”
O Rotary Club da Guarda lançou um apelo à comunidade e aos clubes rotários para se unirem nesta causa. Com um objetivo de angariação de 3200 euros, o valor será entregue à Associação Guineense “Alma for Africa”, responsável por levar a cabo as operações locais do projeto, mediante processos que garantam a transparência. Os donativos podem ser efetuados para o seguinte
IBAN: PT50 0035 0360 00073242030 20, com a designação “Escola Guiné”.
O Rotary Club da Guarda emitirá uma declaração de doação a todos quanto queiram contribuir para este projeto.
As Comissões Interpaíses (CIPs) desempenham um papel fundamental na criação de pontes entre diferentes países, ao promover o entendimento e a paz através da colaboração entre clubes rotários. Fundadas em 1950, as CIPs têm facilitado a criação de projetos bilaterais, como o “Água para o Futuro”, que fortalece os laços entre Portugal e a África Ocidental Lusófona, através do desenvolvimento sustentável e do apoio à comunidade.
O Rotary Club da Guarda faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.