Cirurgiões operam um paciente com queimaduras.
Causas, Rotary International

A mudar vidas de pacientes com queimaduras

Por Rajeev Bhalla, Rotary Club de Ranipur, Uttar Pradesh, Índia

Tenho uma história incrível para contar, uma história de esperança, cura e do poder de união para fazer a diferença. Muitos de nós temos histórias assim no Rotary. Esta é a minha.

Juntei-me ao Rotary Club de Ranipur em 1987 com uma ideia simples em mente: fazer algo significativo pela nossa comunidade em Haridwar. Mal sabia eu que essa ideia simples iria transformar-se em algo verdadeiramente transformador.

Na nossa comunidade, várias pessoas são portadoras de cicatrizes provocadas por acidentes, como queimaduras ou lesões por ácido. Muitas dessas pessoas não estão apenas marcadas fisicamente, mas também carregam feridas emocionais profundas. Pensei: “e se pudéssemos fazer algo para as conseguirmos ajudar?”

Juntamente com um grupo de médicos especialistas alemães, o meu clube decidiu criar uma clínica que fosse simultaneamente um refúgio: um lugar onde as pessoas pudessem receber ajuda médica e encontrar um novo sentido de esperança.

Chamámos à nossa iniciativa de “Mudar Rostos para Mudar Vidas” (“Changing Faces to Change Lives”, no artigo original). Todos os anos, mais de 150 sobreviventes encontram conforto através do nosso projeto. Estas pessoas não são apenas pacientes. São lutadoras, que enfrentam o estigma e a dor física.

Pensamos cuidadosamente em cada passo. Desde o momento em que alguém se regista, queremos que se sintam cuidados e respeitados, e por isso o processo de triagem assegura que todos recebem a atenção certa e personalizada.

O sucesso do projeto deve-se ao trabalho em equipa. Juntamente com Sagar Manchanda (o nosso Presidente anterior), o Presidente do Projeto Sanjeev Mehta e o Dr. Vinay, os membros do nosso clube trabalham incansavelmente. As cirurgias que organizamos corrigem as cicatrizes físicas. Adicionalmente, oferecemos apoio emocional e aconselhamento aos pacientes e às suas famílias, em cada etapa da recuperação.

O nosso projeto não é um esforço único. É um compromisso contínuo – uma promessa que fizemos para mudar vidas. Ano após ano, continuaremos comprometidos em restaurar a esperança e a dignidade das pessoas.

Traduzido de Rotary Voices