António Simões Pinto na Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita Rotary Clubs de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e Arouca

Ontem, dia 9 de outubro, António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial conjunta aos Rotary Clubs de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e Arouca. A visita a estes três clubes situados na região Entre Douro e Vouga foi organizada pelo Rotary Club de Vale de Cambra, tendo sido nesta cidade que se concentraram as atividades.

A visita teve início com uma receção ao Governador na Câmara Municipal de Vale de Cambra, durante a qual, o Presidente do Município, José Alberto Pinheiro e Silva, destacou a relevância das parcerias entre a autarquia e o Rotary Club de Vale de Cambra, nomeadamente no apoio a iniciativas que promovem o desenvolvimento da comunidade.

António Simões Pinto (segundo desde a direita, na imagem) foi recebido na Câmara Municipal de Vale de Cambra pelo Presidente do Município, José Alberto Pinheiro e Silva (segundo desde a esquerda, na imagem). Presentes ainda a Presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, Anabela Sousa, e o Presidente do Rotary Club de Vale de Cambra, António Alberto Gomes.

Visita à Cruz Vermelha Portuguesa de Vale de Cambra

Após o encontro, o Governador teve oportunidade de conhecer a Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa, fundada a 25 de outubro de 1983. A instituição tem desenvolvido um trabalho fundamental no apoio à comunidade, nomeadamente através da Casa de Acolhimento Residencial para jovens rapazes dos 12 aos 18 anos, que se encontra em funcionamento desde 1993. O Rotary Club de Vale de Cambra encontra-se a preparar a candidatura de um projeto a um subsídio global da The Rotary Foundation, que lhe permita a apoiar a instituição.

António Simões Pinto visitou a Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa. A instituição tem desenvolvido um trabalho fundamental no apoio à comunidade, nomeadamente através da Casa de Acolhimento Residencial para jovens rapazes dos 12 aos 18 anos, que se encontra em funcionamento desde 1993.

Reunião com os Conselhos Diretores dos Clubes

As reuniões durante as quais António Simões Pinto se encontrou com os Conselhos Diretores dos três clubes, permitiram-lhe tomar contacto com as atividades de cada um deles.

Rotary Club de Vale de Cambra

António Alberto Gomes, Presidente do Rotary Club de Vale de Cambra, apresentou os projetos em curso do clube, fundado em 1989 e atualmente com 18 membros. Um dos principais objetivos deste ano rotário será a consolidação do quadro associativo, com a dinamização e envolvimento dos membros, e ainda com novas admissões.

Entre as atividades de destaque, o clube atribui anualmente bolsas de estudo a alunos do concelho, em colaboração com a Fundação Rotária Portuguesa e empresas patrocinadoras, e organiza uma cerimónia de entrega de prémios de mérito, em articulação com a Câmara Municipal.

António Alberto Gomes referiu ainda a relevância da homenagem anual ao profissional, ao destacar a forte componente empresarial e empreendedora do concelho.

Rotary Club de Oliveira de Azeméis

Anabela Sousa, Presidente do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, partilhou a visão de um clube com 27 membros, fundado em 1978, e que se destaca pela sua forte ligação à comunidade e pela organização de eventos culturais e educacionais.

O clube atribui anualmente bolsas de estudo e organiza o Ciclo de Conversas “À Conversa com…”, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com a presença de personalidades de relevo, como André Villas-Boas e Francisco Pinto Balsemão.

Este ano, o clube integra a organização do evento “5 décadas – 5 debates”, em parceria com o Município, no âmbito das comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril. Este ciclo contou já com a presença de figuras como Augusto Santos Silva ou Rui Rio, e irá debater o Liberdade de Expressão e a Liberdade de Imprensa no próximo dia 16 de outubro, com a jornalista Inês Cardoso e o músico Manuel João Vieira.

Anabela Sousa sublinhou ainda os prémios de mérito académico, atribuídos a estudantes do concelho, e a organização de iniciativas solidárias, como a distribuição anual de 150 cabazes de Natal pelas freguesias do concelho. O clube prepara também ações de sensibilização junto dos jovens, com particular destaque para as questões ambientais, como a reflorestação das áreas afetadas pelos incêndios.

Rotary Club de Arouca

Luísa Soares, Presidente do Rotary Club de Arouca, fundado em 1992 e que conta com 28 membros, destacou a forte ligação do clube à comunidade em eventos de proximidade.

O Concurso de Desenho, Ilustração e Pintura Jovem Dreams4All, promovido pelo clube e que vai já na sua 3ª edição, tem como objetivo incentivar a criatividade entre os jovens dos 12 aos 17 anos, através de temas alinhados com o Rotary International. Este ano, o concurso será alargado a clubes de outros países, como Brasil, Angola e possivelmente Ucrânia.

O clube irá organizar iniciativas de sensibilização por altura do Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a 24 de outubro, com atividades nas escolas do concelho e um evento de angariação de fundos, 4 dias antes, com uma aula de dança aberta à comunidade.

A Presidente destacou ainda a importância de motivar os membros através de projetos que os envolvam diretamente, para que se sintam parte ativa nas ações do clube.

António Simões Pinto (à direita, na imagem) ofereceu aos Presidentes dos três clubes um azulejo artesanal que retrata uma Garça Vermelha, ave emblemática da Ria de Aveiro. António Alberto Gomes, do Rotary Club de Vale de Cambra, Luísa Soares, do Rotary Club de Arouca, e Anabela Gomes, do Rotary Club de Oliveira de Azeméis (desde a esquerda, na imagem).

No final do dia, esta Visita Oficial do Governador reuniu cerca de 90 pessoas, entre rotários de mais de uma dezena de clubes, representantes das autarquias, e outros convidados. O Governador António Simões Pinto destacou a importância da estreita relação entre os três clubes, ao salientar que este legado, traduzido em laços de amizade e partilha, é um exemplo de como o Rotary é mais forte quando se une em torno de causas comuns.

António Simões Pinto salientou que os laços de amizade e partilha entre os três clubes, são um exemplo de como o Rotary é mais forte quando se une em torno de causas comuns.

O Rotary Club de Vale de Cambra, o Rotary Club de Oliveira de Azeméis e o Rotary Club de Arouca fazem parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.