Visita Oficial do Governador António Simões Pinto ao Rotary Club de Monção
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita Rotary Clubs de Monção e de Valença, exemplos de proximidade e colaboração

António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970, realizou ontem, dia 8 de outubro, uma Visita Oficial conjunta ao Rotary Club de Monção e ao Rotary Club de Valença. Esta iniciativa representou um importante momento de companheirismo e aproximação entre os dois clubes vizinhos, que partilham não só uma forte ligação territorial como também uma colaboração ativa no desenvolvimento de projetos rotários conjuntos.

Rotary Club de Monção: dinâmico e próximo da comunidade

A visita teve início no concelho de Monção, onde o Governador foi recebido pelo Presidente do Rotary Club de Monção, Ricardo Dias, e por vários elementos do clube. António Simões Pinto teve a oportunidade de conhecer o Museu Monção & Memórias, um equipamento cultural inaugurado em 2021, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, e que resulta da requalificação urbanística do Edifício Souto D’El Rei, datado do século XVII. A visita foi acompanhada por João Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, bem como por diversos membros do clube.

António Simões Pinto visitou o Museu Monção & Memórias, um equipamento cultural inaugurado em 2021.

Ricardo Dias, Presidente do Rotary Club de Monção, apresentou os projetos desenvolvidos pelo clube, referindo-se a este como “dinâmico”, tendo destacado a colaboração com os clubes do distrito de Viana do Castelo. Este ano rotário, o clube de Monção, em conjunto com os Rotary Clubs de Viana do Castelo, Caminha, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Valença, irá organizar diversas atividades para angariar donativos para o combate à poliomielite, incluindo passeios a pé e de bicicleta. A colaboração entre os clubes é consolidada igualmente pela “Rota da Amizade”, um passeio de motociclo que percorre o distrito.

Além disso, Ricardo Dias enfatizou a reformulação da tradicional colaboração do clube com os Bombeiros Voluntários de Monção. A iniciativa deste ano visa equipar uma lavandaria nas instalações dos bombeiros, um projeto que conta com o apoio da Câmara Municipal de Monção e que será submetido à The Rotary Foundation para candidatura a um subsídio. O Presidente destacou ainda a boa relação com os clubes para os mais jovens, Interact e Rotaract Clubs de Monção, com quem trabalham em estreita proximidade e que contribuem ativamente para o crescimento e visibilidade do movimento rotário na região. A “Loja do Sol”, inaugurada pelo Rotaract Club de Monção em junho de 2022, em parceria com os clubes Rotary e Interact, é um exemplo desta colaboração, ao angariar fundos para a construção de seis salas de aula em Matsinho, Moçambique.

António Simões Pinto (à esquerda, na imagem) visitou a “Loja do Sol”, inaugurada pelo Rotaract Club de Monção em junho de 2022, em parceria com os clubes Rotary e Interact. A acompanhá-lo, estiveram o Presidente do Rotary Club de Monção, Ricardo Dias (ao lado do Governador, na imagem), bem como diversos membros do clube.

Posteriormente, António Simões Pinto reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Monção. Durante a reunião, foram discutidos os principais desafios que o clube enfrenta, bem como o plano de atividades para o ano rotário em curso. Ricardo Dias referiu que a prioridade será manter uma boa visibilidade e contacto com a comunidade, ao organizar eventos públicos que envolvam a população local e aumentem o impacto dos projetos rotários. A estratégia passa, igualmente, pelo aumento do quadro associativo, através da admissão de novos membros de forma a garantir a sustentabilidade do clube a longo prazo.

Rotary Club de Valença: parceiro próximo do Município

A visita prosseguiu no concelho de Valença, onde o Governador foi recebido na Câmara Municipal pela Vice-Presidente do Município, Ana Paula Xavier, que sublinhou o papel do Rotary Club de Valença na comunidade e as boas relações que mantém com a autarquia. Ana Paula Xavier evidenciou a importância do clube como um parceiro estratégico na promoção de iniciativas que contribuem para o bem-estar dos valencianos. “Foi gratificante ouvir as palavras da Vice-Presidente, que refletem o reconhecimento pelo nosso trabalho na comunidade”, afirmou Marco Domingues, Presidente do Rotary Club de Valença.

Durante a reunião, discutiram-se também algumas das iniciativas promovidas pelo clube, como a Universidade Sénior de Valença, que se destina à valorização do conhecimento e vida ativa da população sénior, e que este ano letivo conta já com 41 alunos inscritos. Este projeto que promove o envelhecimento ativo e a inclusão social, é desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a ETAP – Escola Profissional, e constitui uma referência no concelho, pela oferta diversificada de cursos como Inglês, História e Património de Valença, Informática e Música.

Marco Domingues destacou ainda o tradicional evento anual do clube com diversas instituições e coletividades do concelho, destinado à angariação de fundos, com a receita angariada pelo clube a reverter para o combate à poliomielite. Além disso, o Presidente referiu a Gala Prémio Excelência Rotary Club de Valença, que é já uma tradição do clube raiano, e distingue anualmente as pessoas, associações, ou empresas da eurocidade Valença-Tui que se tenham destacado em diversas áreas. A edição deste ano não terá possibilidade de ser realizada devido a indisponibilidade do espaço habitual, contando no entanto Marco Domingues que venha a ser retomada.

Para o próximo dia 20 de outubro, está prevista a realização de uma caminhada e um passeio de bicicleta, organizados em parceria com o Rotary Club de Monção, como forma de reforçar o espírito de companheirismo entre os clubes e apoiar a erradicação da poliomielite.

Durante a reuniáo de António Simões Pinto com o Conselho Diretor do Rotary Club de Valença, foram discutidos os desafios do clube para este ano rotário, como a necessidade de aumentar o quadro associativo e atrair novos membros, sobretudo jovens. O clube irá dar continuidade às atividades de proximidade, como a organização do evento “Conhecer o Rotary”, que visa a promoção do clube e dos valores rotários na comunidade.

A Visita Oficial do Governador culminou num jantar de companheirismo em Valença, que contou com a presença de membros de ambos os clubes e diversos convidados. Durante o jantar, António Simões Pinto expressou a sua satisfação pelo espírito de colaboração existente entre os Rotary Clubs de Monção e de Valença, ao destacar o espírito de serviço na promoção dos ideais rotários e no desenvolvimento de iniciativas conjuntas na comunidade. “O Rotary Club de Monção e o Rotary Club de Valença são o exemplo de como a colaboração entre clubes permite concretizar projetos sustentáveis e duradouros”, referiu o Governador.

O Rotary Club de Monção, fundado em 1978 e atualmente com 26 membros, e o Rotary Club de Valença, fundado em 1980 e atualmente com 19 membros, integram o Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.