Peace Pole Coimbra, inauguração
Rotary Portugal D1970

Dia Internacional da Paz: Rotary Club de Coimbra – Saúde inaugura primeiro Peace Pole em Portugal

No passado dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, o Rotary Club de Coimbra – Saúde inaugurou o seu primeiro “Peace Pole”, um monumento universal à paz. Este evento marca a instalação do primeiro “Peace Pole” em Coimbra e no país, um marco simbólico que o clube fez questão de salientar.

O local escolhido para este primeiro “Peace Pole” foi o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil, “onde diariamente se enfrentam desafios em prol da saúde e da vida”, segundo comunicou o clube. “É um local onde a busca pela paz ganha ainda mais significado. Aqui, travam-se batalhas não com armas, mas com conhecimento, cuidado e compaixão, sempre em defesa do bem-estar humano. A paz traduz-se em atos de solidariedade, apoio e dedicação incondicional às pessoas que aqui são tratadas”. O IPO de Coimbra Francisco Gentil é uma das principais instituições hospitalares do país, especializada no diagnóstico e tratamento da doença oncológica na região centro de Portugal. A sua responsabilidade abrange uma população estimada de dois milhões de habitantes.

Internacionalmente reconhecidos como símbolos dos desejos e sonhos da humanidade pela paz, os Peace Poles são pilares com a inscrição em diferentes línguas da expressão criada por Masahisa Goi, do Japão, após os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki: “Que a paz prevaleça no mundo”. Estima-se que existam mais de 250 mil “Peace Poles” em todos os países, e, segundo o Rotary Club de Coimbra – Saúde, este novo pilar “serve como um lembrete contínuo da responsabilidade de cada um de nós em promover a paz e a harmonia, tanto no mundo quanto nas nossas ações diárias”.

Internacionalmente reconhecidos como símbolos dos desejos e sonhos da humanidade pela paz, os Peace Poles são pilares com a inscrição em diferentes línguas da expressão criada por Masahisa Goi, do Japão, após os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki: “Que a paz prevaleça no mundo”.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Margarida Ornelas, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, bem como membros do Rotary Club de Coimbra, do Rotary Club de Coimbra – Olivais e do próprio Rotary Club de Coimbra – Saúde.

Estiveram presentes a Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Margarida Ornelas (imediatamente à esquerda do Peace Pole, na imagem), do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva (segundo à direita do Peace Pole, na imagem), bem como membros do Rotary Club de Coimbra, do Rotary Club de Coimbra – Olivais e do próprio Rotary Club de Coimbra – Saúde.

O Dia Internacional da Paz é um dia dedicado a comemorar e reforçar os ideais de paz, tanto dentro de cada nação, como entre todas as nações e povos, tendo sido instituído em 1981. Inicialmente celebrado na data anual de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, durante o mês de setembro, foi fixado no dia 21 do mesmo mês a partir de 2001.

Fundado em 2021, o Rotary Club de Coimbra – Saúde integra o Distrito 1970 e é composto por 27 membros, entre os quais se encontram médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e professores do ensino superior.

O Distrito 1970 é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal, e faz parte do Rotary International, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.