António Simões Pinto recebido na Câmara Municipal da Figueira da Foz
VOG´s 2024/25

António Simões Pinto visita Rotary Club de Figueira da Foz

Ontem, 19 de setembro, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Figueira da Foz, um clube fundado em 1938 e atualmente com 37 membros.

A visita teve início na Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde o Governador foi recebido pela Vice-Presidente do Município, Anabela Tabaçó (na imagem principal). Em declarações após a Visita Oficial do Governador, António Simões Pinto destacou a “excelente colaboração do Município com o clube, mormente ao nível do programa de bolsas de estudo, apoiado pela Câmara Municipal”.

O Governador visitou de seguida a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (IEFF), que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e rejuvenescimento do tecido empresarial da região. Durante a visita, António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer o laboratório MAREFOZ, uma infraestrutura da Universidade de Coimbra integrada no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. O MAREFOZ apoia empresas e a autarquia, através da promoção da transferência de resultados de investigação e desenvolvimento (I&D) para o mercado, com o objetivo de afirmar a região tanto a nível nacional como internacional, de uma forma sustentável e de implementação da Economia Azul.

António Simões Pinto teve oportunidade de conhecer o laboratório MAREFOZ, uma infraestrutura do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que promove o desenvolvimento sustentável da região através da investigação científica e da implementação da Economia Azul.

Durante esta Visita Oficial do Governador, António Simões Pinto conheceu igualmente a STREAK – Engenharia em Automação, LDA., uma empresa reconhecida como parceiro tecnológico de excelência nas áreas da automação industrial e controlo de processos. A escolha da STREAK para esta visita do Governador destaca a sua abordagem inovadora em matéria de sustentabilidade, de forma a responder aos emergentes desafios ambientais e energéticos com soluções avançadas e de compromisso com o futuro, segundo salientou o Presidente do Rotary Club de Figueira da Foz, Nunes Lopes.

António Simões Pinto (ao centro) conheceu igualmente a STREAK – Engenharia em Automação, LDA., uma empresa reconhecida como parceiro tecnológico de excelência nas áreas da automação industrial e controlo de processos. A escolha da STREAK para esta visita do Governador destaca a sua abordagem inovadora em matéria de sustentabilidade, salientou Nunes Lopes (segundo desde a direita), Presidente do Rotary Club de Figueira da Foz.

Posteriormente, o Governador reuniu com o Conselho Diretor do Rotary Club de Figueira da Foz, tendo ficado a par dos projetos em curso deste antigo e conhecido clube.

Nuno Lopes referiu que a reunião com o Governador foi “produtiva”, tendo-se conseguido “fazer companheirismo e trabalhar em simultâneo”. O Presidente do clube destacou ainda a forma prática e objetiva como António Simões Pinto aconselhou estratégias para o fortalecimento das iniciativas comunitárias do clube, num ambiente descontraído e com profissionalismo.

O Rotary Club de Figueira da Foz, com membros que acumulam mais de 50 anos de dedicação ao Rotary, tem-se destacado pelos seus projetos de impacto na comunidade. Um dos projetos de maior notoriedade é o “Mare Oceanus”, que visa aproximar as crianças do concelho ao mar e sensibilizá-las para a importância da preservação dos recursos marinhos. Esta iniciativa proporciona a muitas crianças a sua primeira experiência a bordo de um barco, contando com o apoio de diversas entidades locais e regionais, tanto públicas como particulares.

Na edição de 24 de maio do projeto “Mare Oceanus”, 190 alunos provenientes de escolas do concelho da Figueira da Foz, bem como 26 utentes de centros da APPACDM, tiveram a oportunidade de viajar a bordo de 12 embarcações. A iniciativa foi apoiada por diversas entidades locais e regionais, que quiseram associar-se.

Outro projeto de destaque, “Sou do Tamanho do que Vejo”, oferece óculos a crianças desfavorecidas do concelho, de forma a garantir-lhes melhores condições para o seu desenvolvimento. Além disso, o clube organiza anualmente cabazes de Natal para famílias carenciadas e apoia diversos estudantes através da atribuição de bolsas de estudo.

Conhecida como “A Rainha das Praias de Portugal”, a Figueira da Foz constitui um concelho do Distrito de Coimbra com 59 mil habitantes distribuídos por 18 freguesias, sendo considerada um destino balnear de eleição desde o final do século XIX.

O Rotary Club de Figueira da Foz faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.