Flávia Grova e Rodrigo Moura
Interact, Rotaract

Flávia Grova e Rodrigo Moura – quem são os Representantes do Interact e Rotaract do Distrito 1970

No próximo domingo, dia 7 de julho, o Distrito 1970 do Rotary International irá celebrar a cerimónia de Transmissão de Mandatos para o Ano Rotário 2024 – 2025, no Cine-Teatro de Estarreja, às 16h00.

O evento, que marcará, simbolicamente, o início de funções de António Simões Pinto como Governador do Distrito 1970, irá ainda assinalar as novas lideranças de Flávia Grova, do Interact Club de Monção, como Representante Distrital do Interact, e de Rodrigo Moura, do Rotaract Club de Vila Nova de Gaia, como Representante Distrital do Rotaract.

Flávia Grova: partilhar a Magia do Rotary nas comunidades

Flávia Grova, de 18 anos, deu início à sua caminhada rotária no Interact Club de Monção, aos 15 anos. Natural daquela vila raiana do Alto Minho, atualmente está a estudar Biotecnologia na Universidade de Aveiro. Apaixonada por investigação, o seu objetivo profissional é a carreira científica, pretendendo para isso completar um Mestrado.

Fávia Grova
Flávia Grova, do Interact Club de Monção e natural daquela vila raiana do Alto Minho, é a nova Representante do Interact do Distrito 1970.

Para este Ano Rotário, estabeleceu objetivos bem definidos, incluindo o aumento do quadro associativo e do número de clubes, bem como o estabelecimento de uma colaboração mais estreita entre os clubes Rotaract, à semelhança do que acontece entre os clubes rotários. Aliás, Flávia Grova pretende igualmente aumentar a colaboração com os próprios Rotary Clubs, e unir sinergias com o Rotaract do Distrito 1970 e com o Interact do Distrito 1960.

Ciente dos desafios, Flávia Grova destaca a importância de cativar os jovens “para o mundo do Interact, e trazê-los para o universo rotário”. Ao parafrasear o tema presidencial deste Ano Rotário, destaca que quer “levar a Magia do Rotary a cada jovem” para que estes possam “partilhá-la nas suas comunidades”.

Rodrigo Moura: plantar uma árvore

Inicialmente admitido no Interact Club ESAS Gaia durante o Ano Rotário 2017-2018, Rodrigo Moura, atualmente com 23 anos, faz parte do Rotaract Club de Vila Nova de Gaia. A viver naquela cidade do distrito do Porto desde 2005, onde constituiu uma base sólida na comunidade, é natural de Abrantes.

Rodrigo Moura, do Rotaract Club de Vila Nova de Gaia, é o Representante do Rotaract do Distrito 1970 para este novo Ano Rotário.

Licenciado em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rodrigo Moura exerce funções de recrutamento profissional em Tecnologias de Informação numa empresa internacional, onde tem explorado novos interesses e adquirido conhecimentos adicionais.

Particularmente feliz pela sua namorada ser a Presidente do Rotaract Club de Vila Nova de Gaia neste Ano Rotário, Rodrigo Moura destaca a importância da atividade da Comissão de Serviços à Comunidade, especialmente a iniciativa “Sê um Pai Natal”. Esta iniciativa, que apoia a ART – Associação de Respostas Terapêuticas, e que conta com quase uma década de existência, tem evoluído para incluir um programa de apadrinhamento, ao proporcionar um maior grau de envolvimento por parte de clubes rotários, particulares e empresas.

A ART promove a intervenção terapêutica multidisciplinar em jovens com múltiplos fatores de risco, com a procura da sua inserção na vida ativa. Este ano, Rodrigo Moura lançou o desafio de colaboração ao Rotaract Distrito 1960 para apoio à valência de Castro Verde daquela associação.

Entre outros desafios que se propõe a enfrentar, Rodrigo Moura destaca a promoção da criação de novos Rotaract Clubs, o auxílio aos clubes com dificuldades no quadro associativo e a promoção da entreajuda. Sublinha ainda a importância da colaboração e articulação com o Interact, tal como Flávia Grova já havia mencionado, de forma a apoiar as novas gerações em Rotary.

Assumindo-se como atento às oportunidades, Rodrigo Moura quis deixar aos rotaractistas do Rotaract Distrito 1970 o provérbio oriental “a melhor altura para plantar uma árvore era há 20 anos, a segunda melhor altura é agora”, como mensagem da importância de agir e criar mudanças duradouras.

O Compromisso do Rotary com as Novas Gerações

O Interact e o Rotaract são programas destinados a jovens do Rotary International, com o objetivo de desenvolver a capacidade de liderança e o sentido de responsabilidade social dos seus membros, ao promover melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços. Com 119 anos de história, o Rotary continua a expandir a sua missão, e conta atualmente com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros. Esta rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos, tem como missão unir pessoas e entrar em ação para causar mudanças duradouras nas suas comunidades e no mundo.